ASSASSINATO DE ABRAÃO GOMES PRETES A PRESCREVER.

|

PORTO PIAUÍ 
Quase todos os assassinatos, de grande repercussão, que ocorreram no Piauí da década de 80 até início da década de 90, estão prescrevendo nas prateleiras do Judiciário piauiense, garantindo a impunidade e fazendo prevalecer a declaração, em tom de desabafo, do delegado Bonfim Filho, de que “no Piauí, o crime compensa”. Mortes como a do jornalista Helder Feitosa, do deputado Abraão Gomes, dos prefeitos César Leal, e Manoel Portela, já caíram no esquecimento e aos poucos vão prescrevendo sem punição para os acusados que foram indiciados pela polícia.

A MORTE DO DEPUTADO
image Assim como Helder Feitosa, o deputado estadual Francisco Abraão Gomes de Oliveira, era uma pessoa influente, que freqüentava as rodas sociais no Piauí. Tombou sem vida pelas mãos de dois homens que o mataram com um tiro de escopeta, na porta de casa, no Planalto Ininga, zona leste de Teresina, no final da tarde do dia 29 de agosto de 1989. Ele retornava da Assembléia Legislativa do Piauí.

Os assassinos de Abraão Gomesimage esperam até o dia 29 de agosto de 2008 para soltarem o grito de impunidade da garganta. É quando o crime também caducará. 

Quinze meses após o assassinato do deputado, a polícia começou a desfazer o “quebra-cabeça”, ao prender no município de Rio Maria, no Pará, o pistoleiro Alcides Nery do Prado (foto acima à direita), que na época tinha 61 anos. Ele confessou detalhes do crime, apresentou provas, contou os motivos. Foi o único que permaneceu preso e que foi julgado, condenado, mas já está solto.

O policial civil Cardoso Moreira da Silva (foto à direita abixo), que image teria dado fuga aos pistoleiros Alcides Nery e a outro conhecido como “Joaquim”, que participou da execução, nunca foi encontrado. “Joaquim” também evaporou-se.

O homem que foi apontado como mandante é Vírgilio Barcelar. O crime teria se originado na cidade de Porto, onde os Barcelar iriam disputar a prefeitura municipal com Abraão Gomes e o teriam eliminado para não perder o pleito. Vírgilio entrou com recursos e até hoje está livre. Ele é advogado; na época do crime era delegado da Polícia Civil do Piauí. Sua nomeação foi feita através de portaria assinada pelo então secretário Estadual de Segurança, Xavier Neto, hoje deputado estadual.

O perito aposentado, Vital da Cunha Araújo, era o superintendente (hoje uma espécie de delegado geral) da Polícia Civil. Foi ele quem comandou todos os trabalhos, desde a perícia no local em que Abraão Gomes foi abatido, até a conclusão do inquérito que foi assinado pelo delegado Benoni Girão Machado Filho.

Durante a acareação com Vírgilio Barcelar, o pistoleiro Alcides Nery do Prado disse uma frase que jamais saiu da cabeça de Vital Araújo: “Meu filho conte logo; nós não combinamos de matar o homem? Conte logo, não vamos passar por isso aqui não”.

Vírgilio Barcelar nega todas as acusações que são feitas contra a sua pessoa e se diz vítima de perseguição política.

A cada noite que cai, a cada dia que passa, é uma vitória para quem deve a Justiça e espera que o crime caduque para poder festejar em ‘alto e bom tom’.

FONTE DA NOTÍCIA: http://www.portalaz.com.br/noticia/policia/86630

7 comentários:

Anônimo disse...

QUERO VER IRACEMA GOMES JUNTO COM VIRGILIO BACELAR BRINDANDO TAL DIA , POIS COMO E SABIDO POR TODOS ESTES ESTAO JUNTOS EM PLENA CAMPANHA POLITICA NA CIDADE DE CAMPO LARGO DO PIAUI.

Anônimo disse...

meu deus morro e nao vejo tudo!!!

Pedro Henrique disse...

Esse Anônimo é uma pessoa altamente sem coração!Cria Vergonha e respeita as pessoas de bem!
Abrãao Gomes não se encontra mais conosco, mas sua obra ficará para sempre!

Anônimo disse...

tanto faz os barcelar como o Abraão,todos esses não conseguiriam levar esse municipio á um nivel mais avançado,pois porto é uma cidade de CABRA SEMVERGONHA. Basta ver as filas em frente prefeitura (tudo se aproveitando do prefeito, em vez de trabalhar )êta cambada preguiçosa.

Anônimo disse...

O ABRAAO NAO ERA GENTE BOA MAIS ERA MELHOR QUE OS BARCELAR, ABRAAO CONSTRUI HOSPITAL, PREFEIRURA, ESTRADAS, ESCOLAS E MUITO MAIS.JA OS BARCELAR CONSTRUIRAM POBREZA, MISERA E MENTIRA

Anônimo disse...

com ou sem abraão porto continua o mesmo buraco

Unknown disse...

Deixou sua história

 

©2009 Porto Piaui - PORTO MARRUÁS - Fatos e Verdades veja. | Template Blue by TNB